quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Micose unha

Você pode estar longe de ser um jogador de futebol, uma bailarina ou mesmo de praticar muito esporte. Mas nem por isso deve se considerar livre das famosas bolhas que costumam aparecer nos pés. Além disso, o aspecto das unhas conta muito na impressão geral que uma pessoa passa aos outros, especialmente no caso das mulheres. Por isso, assumir pés saudáveis e bem cuidados pode ser muito importante.
A bolha é o acúmulo de fluido entre as camadas da pele. Pode ser causada por excesso de atrito, como um sapato apertado, ou por queimaduras geradas pelo frio, calor ou muito sol, doenças na pele, alergias e irritações na pele provocadas por agentes químicos. Por ser a parte mais suscetível à entrada de vírus e bactérias, o pé deve receber atenção especial. “Algumas bactérias se manifestam devido ao contato com sapatos inadequados, má higiene, andar descalço, dentre outros fatores. A falta de orientação pode ocasionar sérios problemas”, explica a podóloga Andréia Resende.
A especialista esclarece que a maioria dos problemas está relacionada a maus cuidados, que acabam facilitando a proliferação de fungos, o aparecimento de micoses, fissuras e frieiras. “Unhas amareladas, quebradiças e ocas são sinais de micoses. Fissuras entre os dedos, dor, surgimento de placas roxas, odor e coceiras podem ser frieira. No caso das fissuras, o principal fator é a desidratação dos pés, que gera rachaduras. O mais importante sintoma de fungos é o excesso de suor, unha muita espessa, curvada, quebradiça e descoloração antiga”, revela. Uma boa forma de prevenção é evitar o uso de sapatos novos por um período muito longo, amaciando-os com o uso gradual; escolher meias sem costuras e macias, mas principalmente deixar que os pés respirem, usando sandálias no verão; lavar os pés, passando a esponja entre os dedos, e, após o banho, secar bem.
Já a podóloga Shirley Fiusa da Costa alerta que o enfraquecimento das unhas pode indicar falta de alimentos ricos em vitamina A, que também estão diretamente ligados à queda de cabelos. Shirley explica que é fundamental dar um descanso às unhas. “Faça uma semana e deixe a outra livre, inclusive de base, que também é esmalte, só que transparente. O hábito de fazer as unhas toda semana, combinado com o uso de produtos químicos, retira a proteção das unhas e agrava o enfraquecimento. Quem tem atividades diárias na cozinha precisa usar luvas para proteger unhas e mãos, pois o uso de detergente ocasiona a micose e a proliferação de fungos”, aponta.
Para manter a saúde das unhas, a especialista destaca que lavar as mãos corretamente, sem exageros, é parte fundamental do cuidado.