quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Micose Genital

Já ouviram falar da Cândida Albicans? Pois é, nome difícil para um fungo extremamente comum que vive em piscinas sem tratamento, caixas d’água, banheiras e outros lugares úmidos.

Quando eles se proliferam em excesso nas regiões genitais, acarretam uma coceira impressionante, feridas, vermelhidão e secreção branca abundante.
Trata-se de uma micose chata, que incomoda, mas é fácil de ser tratada. E não são apenas as meninas que podem ter candidíase. Ela é, inclusive, transmissível entre os parceiros pelo contato sexual.

Algumas situações facilitam a contaminação dos genitais masculinos ou femininos por este fungo, como por exemplo:
• Diabetes;
• uso constante de cremes ou lavagens vaginais (já que a defesa natural da região fica comprometida);
• tratamento com antibióticos (pois acontece uma redução da imunidade do corpo);
• presença de fimose nos homens que não façam uma higienização da glande pela dificuldade em retrair o prepúcio (ou por preguiça mesmo!), ficando então uma região quente, úmida e propícia para o desenvolvimento da doença.

O tratamento é simples, com restrição da atividade sexual até passarem os sintomas, uso de remédios orais e cremes locais, prescritos pelo médico. Deve-se, sobretudo, verificar a coexistência de fatores que podem propiciar uma nova infecção. Tente deixar a região genital sempre limpa, seca e arejada (quando possível).

Em caso de dúvida, procure um especialista e nunca faça automedicação. Só os médicos podem orientar corretamente como tratar e caso você tenha uma parceira sexual, ela deve ser tratada também. O tratamento leva de 7 a 10 dias para a completa erradicação da Cândida Albicans e restauração da resistência local, não deixando seqüelas nos genitais.