terça-feira, 21 de julho de 2009

Micose nas unhas


As micoses dos pés, também chamadas de onicomicoses, são uma condição relativamente comum que desfigura e às vezes destrói a unha. A onicomicose pode ser causada por vários tipos diferentes de fungos (organismos microscópicos encontrados também no mofo). Estes fungos crescem em ambientes escuros, úmidos e sufocantes como o interior de sapatos fechados. Eles crescem rapidamente e se alimentam de queratina, a proteína dura, córnea que compõe a superfície das unhas dos dedos. Na maioria dos casos, o fungo das unhas do pé pertence a um grupo de fungos chamadodermatophytes que inclui o Trichophyton rubrum e o Trichophyton interdigitale.

As micoses dos pés afetam de 2 a 18 por cento de todas as pessoas no mundo. É relativamente rara nas crianças, afetando uma em cada 200 pessoas abaixo dos 18 anos de idade. Porém, sua forte incidência aumenta com a idade, de forma que até 48 por cento de todos os indivíduos têm pelo menos um dedo do pé afetado até que eles cheguem aos 70 anos de idade. Para algumas pessoas, as micoses dos pés são um problema cosmeticamente embaraçoso que eles cobrem usando sapatos fechados ou esmaltes de unha.

Micose - tratamento

Existem muitos medicamentos de efeito rápido, eficazes e seguros para o tratamento de micose. Mas, apesar de ser um tratamento simples, exige persistência, porque é comum pensar que o fungo está eliminado, quando na verdade não está. Portanto, o paciente não pode e não deve interromper o tratamento quando se sentir melhor. Deve seguir corretamente o tratamento indicado pelo médico ou farmacêutico.

Micose - prevenção e cura

Alguns procedimentos diminuem o risco de se contrair uma micose, dentre eles:
Sempre use sandálias;
Evite andar descalço em pisos úmidos;
Nunca use toalhas públicas ou compartilhadas, especialmente se estiverem úmidas ou mal lavadas;
Após o banho enxugue-se bem, principalmente nas áreas de dobras, como o espaço entre os dedos dos pés e virilha;
Use sempre roupas íntimas de fibras naturais como o algodão, pois as fibras sintéticas prejudicam a transpiração;
Verifique se os objetos de manicure, como alicates, tesouras e lixas são esterilizados. Muito melhor se tiver um de uso exclusivo seu);
Em contato prolongado com detergentes, use luvas e enxague as mãos toda vez que usar esponja
Evite utilizar pentes ou escovas de cabelo de outras pessoas

Micose - saiba tudo

Como o verão é a estação mais quente do ano, transpiramos muito e temos mais contato com a água. Isso faz com que a nossa pele fique úmida por mais tempo. A umidade da pele favorece o aparecimento das micoses, que são doenças causadas por fungos e que podem ser adquiridos na praia ou no uso de tanques, banheiras e piscinas. Em contato com a pele úmida, os fungos se desenvolvem rapidamente.

Todo o corpo pode ser afetado pelas micoses. No verão, é mais comum o acometimento das virilhas, pés e unhas.

A doença inicia-se sempre por uma pequena lesão vermelha. Provoca escamação contínua da pele e coceira. O stress e o sol podem facilitar e muito a sua manifestação.

No pé, a micose mais freqüente é o famoso pé-de-atleta, ou frieira. Ela ocorre entre os dedos. Esse tipo de micose quando não tratada pode facilitar a entrada de germes na perna provocando erisipelas, além disso com o passar do tempo provoca mau cheiro.

Nas unhas a doença mais freqüente é a onicomicose. É provocada por fungos e também por outro tipo de microrganismo comum na natureza: as leveduras. Inicia-se na ponta da unha, deixando-a amarelada. Dói bastante e incomoda. Aos poucos, a unha fica espessada e com aparência muito feia.

Ao sinal de micose, deve-se procurar o dermatologista. A automedicação não é aconselhada já que as micoses podem ser confundidas com outras doenças.